Corredores de ônibus começam a operar hoje no Centro

17/09/2012 07:37

A partir de hoje (17 de setembro), começam a funcionar as faixas prioritárias para transporte coletivo em importantes vias do Centro de Fortaleza. Os novos corredores serão interligados ao BusRapid System (BRS) da avenida Bezerra de Menezes, concluindo a ligação entre o terminal do Antônio Bezerra e o Centro.

As faixas, delimitadas por linhas azuis, serão implantadas nas avenidas do Imperador, Tristão Gonçalves, Duque de Caxias e Padre Ibiapina e nas ruas Pedro Pereira, Padre Mororó e Castro e Silva. Na avenida do Imperador, as duas faixas do lado direito serão prioritárias para ônibus, vans e taxis. Nas demais vias, o BRS ocupará apenas a faixa mais à direita. Toda sinalização vertical e horizontal já foi feita, além da instalação dos novos abrigos.

A expectativa da usuária de ônibus Fátima Uchôa é de que as novas medidas facilitem a vida dos passageiros. “Na avenida Bezerra de Menezes, onde eu sempre pego ônibus, está bom. Aqui no Centro, a gente só vai saber amanhã (hoje). Só não gostei muito porque minha parada vai mudar”, afirma.

A Autarquia Municipal de Trânsitos, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) vai disponibilizar, aproximadamente, dez agentes por turno para orientar o trânsito da região. As multas ainda não estão sendo aplicadas nos corredores do Centro e Bezerra de Menezes.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai mobilizar 50 fiscais, divididos em três turnos, para orientar a população. Diferente da Bezerra de Menezes, onde as linhas foram divididas em três grupos, as paradas do Centro serão separadas entre transporte metropolitano e urbano.

Vale lembrar que as paradas no canteiro central da avenida Imperador deixam de existir. “A expectativa é melhorar o trânsito, que ficava complicado devido a grande quantidade de ônibus e vans parados”, comenta o presidente da Etufor e AMC, Ademar Gondim.

As regras para circulação são os mesmos dos corredores da avenida Bezerra de Menezes. As faixas funcionam, nos dias úteis, das 5h às 21 horas; aos sábados, das 5h às 16 horas. Nos domingos e feriados, a circulação é liberada.

Os veículos individuais poderão trafegar pelas faixas prioritárias por, no máximo, 100 metros, para que possam entrar em estacionamentos ou fazer conversões à direita. Os estacionamentos serão proibidos nas vias com BRS, devendo os condutores procurar as ruas transversais para estacionar o veículo.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA

As faixas prioritárias para transporte coletivo (BRS) no Centro de Fortaleza começam a funcionar hoje nas avenidas do Imperador, Tristão Gonçalves e Padre Ibiapina, além das ruas Pedro pereira, Padre Mororó e Castro e Silva

 

Serviço

Funcionamento das faixas prioritárias:

Dias úteis: 5h às 21 horas.

Sábados: 5h às 16 horas.

Domingos e feriados: não funcionam, mas as paradas continuam seletivas.

Etufor: (85) 3452 9205.

Fonte: opovo

Tópico: Corredores de ônibus começam a operar hoje no Centro

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!