Heliponto será inaugurado nesta sexta

16/08/2012 11:20

Inauguração oficial do Hospital da Mulher será nesta sexta, às 9 horas, e contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O helicóptero fretado pela Prefeitura de Fortaleza para realizar pouso e decolagem no Hospital da Mulher, simulando transporte de paciente, chamou a atenção dos pedestres e motoristas que passavam no entorno da unidade ontem, no Jóquei Clube.

Às 10 horas da manhã, a prefeita Luizianne Lins, em companhia da secretária da Saúde do Município, Ana Maria Fontenele, aterrissou no primeiro heliponto da rede municipal de saúde, no Hospital da Mulher, inaugurando a estrutura.

Nesta sexta-feira, 17, ocorrerá a inauguração oficial do hospital, obra que é promessa ainda da primeira gestão da prefeita, eleita em 2004. Com o cancelamento da participação da presidente Dilma Rousseff, prevista para estar presente na solenidade, Luizianne anunciou a vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“A presidenta cancelou por estes dias a agenda pública de inaugurações para evitar o acirramento dos conflitos com os servidores públicos. Mas acredito que ela venha em setembro”, afirmou a prefeita.

Considerado por Luizianne como uma “vitória importante do povo”, a expectativa da prefeita é que o heliponto, que tem estrutura de 400 m², com pavimento para suportar helicópteros de até quatro toneladas, facilite a mobilidade e traga mais conforto para pacientes do Hospital da Mulher. “O heliponto vai facilitar o transporte dos pacientes, principalmente dos que vêm de longe ou em situação grave, como mulheres com gravidez de alto risco”, declarou.

Sobre o heliponto do Instituto Dr. José Frota (IJF), que começou a ser construído antes mesmo da existência do Hospital da Mulher, a prefeita disse que ficaria pronto em novembro. “Quando o heliponto do IJF foi feito, anos atrás, foi feito errado. Consertar o que está errado é mais difícil do que construir uma coisa certa”, justificou. 

Críticas ao Governo do Estado

A prefeita aproveitou a oportunidade da inauguração para alfinetar o Governo do Estado. Ao comentar a realização dos dois primeiros partos normais do Hospital da Mulher, feitos no último domingo (12) em uma paciente de Chorozinho e em outra de Cascavel, Luizianne mandou uma mensagem: “As pessoas ligadas ao Governo do Estado que fazem críticas à rede pública de saúde ainda têm muito chão, têm muito o que ralar, para poder chegar numa situação que as mulheres não precisem mais sair do Interior para parir aqui, principalmente por parto natural.”
Luizianne afirmou ainda que espera que o Estado “cuide dos pacientes do Interior para que Fortaleza possa cumprir sua função, que é atender as pessoas da Capital.”

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, preferiu não responder a crítica. “Não tenho nada que responder nesse embate politico. A secretaria não quer entrar em nenhum debate”, frisou.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA

O heliponto do Hospital da Mulher foi o primeiro a entrar em operação na rede municipal de saúde. A prefeita Luizianne Lins promete a entrega do heliponto do Instituto Dr. José Frota para novembro.

 

Serviço

Hospital da Mulher

Onde: rua Carneiro de Mendonça, 155, Jóquei Clube.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Telefone: 3452 6604

Tópico: Heliponto será inaugurado nesta sexta

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!