Incêndio atinge reserva de carnaúbas em Maracanaú

03/09/2012 18:57

O incêndio de grandes proporções que atingiu uma reserva ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Maracanaú na manhã desta segunda-feira (3) foi controlado por volta das 18h30. Conhecida como Fazenda Raposa, a reserva, considerada a maior da América Latina, abriga uma coleção de carnaúbas, com 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas por volta das 18h30, mas as equipes continuaram no local para assegurar que nenhum foco de incêndio fosse reaceso. A ocorrência foi registrada por volta das 11h30 desta segunda-feira (3).

O fogo na Fazenda Raposa começou com pequenos focos no entorno da rodovia, mas foi se espalhando pelas carnaubeiras e mata. Segundo o Corpo de Bombeiros, a grande quantidade de mata rasteira no local facilita a propagação das chamas, aumenta a fumaça e impede a entrada dos oficiais na reserva.

"As chamas já atingiram um raio de 6 km² e as árvores estão bastante comprometidas", declarou o major Alfredo Carvalho, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, já foram usados cerca de 10 carregamentos de água dos caminhões corporação, além do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que está jogando água continuamente no local atingido pelas chamas.

De acordo com o major Carvalho, o Corpo de Bombeiros avisou do perigo das chamas para os moradores das casas próximas à reserva, mas alguns não querem deixar suas moradias. "Nós avisamos do perigo, mas alguns insistem em ficar. Infelizmente, não podemos fazer nada para tirá-los de lá", afirmou o oficial.

A reserva de cerca de 165 hectares era utilizada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará.

Tópico: Incêndio atinge reserva de carnaúbas em Maracanaú

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!