Candidatos traçam estratégias para o 1º debate na TV

29/07/2012 08:30

Oito concorrentes à Prefeitura de Fortaleza prometem presença no primeiro confronto da disputa, neste domingo. Alguns darão uma pausa na agenda da véspera para se concentrar. A maioria promete evitar ataques.

C

Chegou o dia de os adversários na disputa pela Prefeitura de Fortaleza ficarem cara a cara para discutir, o futuro político da Capital. A TV O POVO realiza neste domingo, às 18 horas, o primeiro debate televisivo entre os candidatos. Os concorrentes dizem estar tranquilos, mas cada um já traça estratégias para se dar bem no confronto.

Candidato que deverá ser um dos principais alvos de críticas, o petista Elmano de Freitas – apoiado pela atual prefeita, Luizianne Lins – dará aliviou a agenda da véspera para “relaxar e se concentrar”, conforme adiantou o coordenador da campanha, deputado estadual Antônio Carlos (PT). “Ele vai ter umas 24 horas para ficar tranquilo, dar uma estudada geral”, explicou.

Experiente em situações desse tipo, Inácio Arruda (PCdoB) fará atividades na manhã de domingo, mas “depois de meio-dia, ele vai tomar banho dar uma repassada geral nos dados” sobre Fortaleza, disse o também coordenador de campanha Luiz Carlos Paes (PCdoB).

Entre os demais participantes, a ordem é evitar ataques. “Esse debate do início é muito importante para os candidatos, primeiro, se apresentarem e discutirem os principais problemas em pauta. Não vou fazer confronto nem agora, nem daqui pra frente”, promete o candidato Roberto Cláudio (PSB), que tem como principal cabo eleitoral o governador Cid Gomes, do mesmo partido.

Fazer críticas duras, sem focar em adversários específicos, também será o mote de Moroni Torgan (DEM) e Renato Roseno (Psol). Esse último tentará demarcar que parte dos concorrentes apoiou politicamente a gestão da qual hoje se opõem, afirmou o coordenador da campanha, João Alfredo (Psol).

Já o candidato do DEM se prepara para possíveis críticas sobre o fato de ter passado temporada em Portugal, longe dos problemas de Fortaleza. “Mas, e quem esteve aqui o tempo todo, resolveu alguma coisa?”, questionou o assessor de imprensa e marketing de Moroni, Erivelto de Sousa. 

Preparativos

Além dos jornalistas do Grupo de Comunicação O POVO, outros 25 profissionais da imprensa cearense foram credenciados para fazer a cobertura do debate. A fachada da TV O POVO ganhará decoração especial para o evento, com grafitagem alusivas a Fortaleza, feitas pela Central Única das Favelas (Cufa).
Deverão Participar do debate os oito candidatos de partidos que têm representantes na Câmara Federal: Moroni Torgan, Inácio Arruda, Heitor Férrer (PDT), Marcos Cals (PSDB), Renato Roseno, Roberto Cláudio, Elmano de Freitas e Valdeci Cunha (PRTB). (Hébely Rebouças - hebely@opovo.com.br)

O POVO tentou conversar com todos os participantes, mas as ligações fitas para alguns deles não foram atendidas.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O debate será a oportunidade de os candidatos explorarem fragilidades e contradições dos adversários. Ao mesmo tempo, eles poderão se apresentar, já que parte dos concorrentes ainda são desconhecidos da maioria dos eleitores.


Serviço

Debate

Quando: 29/7, às 18 horas

Onde: TV O POVO, canal 48 (TV aberta), 23 (NET) e 11 (TV Show). Rádio O POVO/CBN (AM 1010)

No iphone: baixe grátis o aplicativo “TV O POVO”, na App Store

No Android: baixe grátis o aplicativo “TV O POVO” no Google play

 

Conheça as regras do debate

O debate da TV O POVO, primeiro a ser realizado em televisão na campanha de 2012 em Fortaleza, será mediado pelo jornalista Ruy Lima e terá cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos respondem a pergunta única, apresentada pela produção.

O segundo e o quarto blocos terão os candidatos em debate direto entre eles, dentro de um modelo que garantirá que todos perguntem e todos respondam.
O terceiro bloco terá a participação dos internautas e o quinto (e último) servirá às considerações finais.

 O público poderá participar por meio de vídeos com perguntas aos candidatos, que foram enviados até ontem para a redação do O POVO. As perguntas não poderão ser direcionadas. Ou seja, o conteúdo poderá ser respondido por qualquer candidato, visto que a escolha se dará através de sorteio a ser realizado durante o programa.

 Antes do debate, a TV O POVO exibirá flashs ao vivo com imagens da movimentação dentro e fora da emissora, onde militantes deverão se aglomerar para garantir a “torcida” de seus candidatos favoritos.

 Após a exibição do debate, a TV O POVO irá exibir o programa “O POVO notícias - eleições 2012”, de 30 minutos, com jornalistas do Grupo de Comunicação O POVO avaliando o desempenho dos candidatos no confronto.

Fonte; Opovo

Tópico: Candidatos traçam estratégias para o 1º debate na TV

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!