Duas chapas para Prefeitura de Fortaleza são impugnadas

17/07/2012 13:53

As coligações de dois candidatos a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), foram impugnadas – ou seja, questionadas na Justiça por adversários ou pelo Ministério Público. Eles agora terão de responder a processo para tentar permanecer na disputa. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não divulgou o motivo dos questionamentos.

Leia mais: Presença de partidos nas duas coligações provocou pedidos de indeferimento

Por causa de um impasse judicial sobre a convenção da sigla, a chapa do PTC a vereador em Fortaleza também foi impugnada, assim como a coligação PRP-PPL, também para o Legislativo municipal. De acordo com balanço do TRE, a campanha eleitoral de outros 1.320 candidatos a prefeito e a vereador no Ceará também está ameaçada por causa das impugnações.

Leia mais: Líder da prefeita Luizianne, Ronivaldo Maia (PT) também é alvo de impugnação. Confira a relação completa dos candidatos a vereador cujo indeferimento foi pedido

Dos 1.320 candidatos que tiveram o registro questionado, 29 concorrem à vaga de vereador em Fortaleza, incluindo o petista Ronivaldo Maia, atual líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara. De acordo com o site do TRE, ele responderá a processo por suposta irregularidade na propaganda eleitoral. Na Capital, a aliança com o maior número de impugnações é a do PDT-PPS, com seis nomes, seguida da chapa do PSDB, com cinco concorrentes na berlinda.

Interior
Nos demais municípios cearenses, outros 1.291 candidatos tiveram o registro impugnado. Todos eles poderão continuar a fazer campanha normalmente e só serão retirados da disputa caso a Justiça decida por indeferir o registro de candidatura. Sobre a decisão, também cabe recurso. A partir de agora, os concorrentes serão ouvidos pelos juízes eleitorais e poderão se defender. Vários motivos podem levar à impugnação de uma candidatura: de suspeita de enquadramento na Lei da Ficha Limpa a supostas irregularidades burocráticas.

 

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O número de impugnações pode crescer, pois nem todos os cartórios eleitorais informaram os balanços ao TRE. Os impugnados podem continuar na campanha e só são retirados caso a Justiça decida indeferir a candidatura.

 

SERVIÇO

Veja a lista dos candidatos e coligações impugnadas em Fortaleza
Tribunal Regional Eleitoral
www.tre.ce.gov.br
(85) 3388-3500

Fonte: Opovo

Tópico: Duas chapas para Prefeitura de Fortaleza são impugnadas

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!