Inaugurada terceira etapa

04/09/2012 06:53

Terceira etapa da Arena é inaugurada com novo Espaço Cultural, que resgatará a história dos gramados locais

Envolto em um universo de paixões, o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira foi inaugurado, ontem, na Arena Castelão. Fotos, troféus, materiais esportivos e depoimentos de ex-atletas e cronistas esportivos fazem parte do equipamento, que resgata a história do futebol cearense desde o ano de 1896.

O governador Cid Gomes visitou o novo espaço. Alguns ex-jogadores, tais como Mirandinha, Petróleo, Argeu dos Santos, Edmar, Pacoti, Marcos Gaúcho, Amilton Rocha, Reginaldo e Geraldinho Saravá doaram objetos de seus acervos pessoais para o espaço, que tem vista para o campo FotoS: JL Rosa

"Foram mais de 90 horas de gravação com 76 ex-atletas, jornalistas, dirigentes, além do acervo pessoal doado pelos ex-atletas", explicou o ex-jogador Mirandinha, que ajudou a conseguir as peças históricas.

O novo equipamento está localizado no edifício central da Arena Castelão e disporá de dois mini auditórios e espaço para exposições de artistas cearenses, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

"Hoje, nós estamos entregando a terceira etapa da obra. Temos, além do Espaço Cultural, dois andares de camarotes, a área da imprensa e o Sky Box (estúdio de rádio e TV que ficará localizado no último andar). Já no subsolo, teremos os vestiários", acrescentou o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

A nova Arena Castelão também irá dispor de um cinema (que deverá ser inaugurado na próxima semana), bares, lanchonetes, três restaurantes e lojas, que serão disponibilizados para o público em geral.

"A ideia é que as pessoas estejam aqui para desfrutar desse equipamento durante todos os dias da semana, não somente em dias de evento", frisou o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa.

O Espaço Cultural será aberto à visitação do público de terça a domingo, no horário de 14h às 20h. O custo do ingresso será de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). As quintas serão reservadas para o acesso gratuito de turmas das escolas públicas do Estado e do Município, com horário agendado previamente.

Vila Olímpica

"Existe a necessidade de fazermos uma Vila Olímpica que seja um espaço de formação de atletas visando às Olimpíadas (Rio 2016). Isso é algo que vai demandar um bom projeto", confirmou o governador, Cid Gomes, acrescentando que, por hora, só existe um anteprojeto de engenharia, que será detalhado.

Segundo ele, até o fim do ano, deverá ser lançado o edital para a licitação do novo equipamento, que ficará situado no terreno localizado na esquina das avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil. Atletismo, ginástica olímpica, artes marciais e esportes coletivos de quadra serão priorizados na nova vila, como informou o Diário do Nordeste na edição de ontem do Jogada.

Inauguração será em janeiro

"Somos o estádio com as obras mais avançadas, mas, por segurança, prefiro marcar a inauguração para janeiro de 2013". Com essas palavras, o governador Cid Gomes descartou a hipótese de inauguração do estádio Castelão acontecer no próximo mês de dezembro.

Mesmo diante da garantia dada pelo titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, de que a nova arena estará pronta em 15 de dezembro, Cid prefere adiar a cerimônia inaugural. "Dezembro é um mês de festas e acho janeiro uma data mais viável", falou.

Já diante da especulação da vinda de Paul McCartney para a inauguração, Cid evitou confirmar os rumores. "Na verdade, eu não disse que sonhava com a vinda do Paul. Disse que existe uma campanha no Twitter para trazê-lo. Ainda temos que ver o que é viável", disse.

Fonte: dn

Tópico: Inaugurada terceira etapa

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!